Assinatura de convênio com a Associação Comercial e Industrial de Terra Rica contou com a participação especial do Sicoob local, que aposta no protagonismo das sociedades de garantia de crédito (SGC) para ampliar as linhas de crédito para os pequenos negóciosebcaf9cf-2722-45b3-a533-fefaf31b9ab8

A Noroeste Garantias firmou convênio com a Associação Comercial e Industrial de Terra Rica (Acitra), cidade a 200Km de Maringá (PR), no final de novembro. A iniciativa visa ampliar o alcance da SGC até a divisa com o estado de São Paulo. O município tem uma posição estratégica porque está localizado na rota de outras cidades paranaenses que possuem grande dinamismo econômico.

A expectativa é de que a parceria com a Associação Comercial de Terra Rica dará visibilidade ao trabalho da SGC na região. “Ter o apoio da Acitra é essencial porque contamos com um peso muito grande de credibilidade da associação junto ao empresariado”, afirma Rafael Thibes, diretor executivo da Noroeste Garantias. Thibes esclarece, ainda, como se dará a parceria entre as duas entidades: “O pacote de serviços que a SGC oferecerá será com um ‘produto na prateleira’ de vantagens que a Acitra disponibiliza aos seus associados”.

Essa parceria propiciará aos empresários locais a oportunidade de vencer a dificuldade de acesso ao crédito nas instituições financeiras públicas e privadas. Os pequenos negócios também poderão contar com os serviço de gestão financeira do Sebrae no Paraná.

Alguns microempreendedores da cidade já tinham conhecimento do trabalho da Noroeste Garantias, que, antes da assinatura do termo de cooperação, tinha fornecido cartas de aval para quatro empreendedores locais.

Para esse primeiro momento, haverá uma ação de integração entre as empresas e a Acitra, intermediada pela Noroeste Garantias. As micro e pequenas empresas (MPE) e os microempreendedores individuais (MEI) atendidos pela SGC, que ainda não forem associados à Acitra, terão desconto de adesão para se associarem. Robson Nogueira, presidente da associação, aposta na divulgação do trabalho mútuo: “Já temos spots nas rádios locais anunciando o convênio e, a partir de janeiro, teremos uma campanha da assessoria comercial da entidade voltada para o empresariado”, destacou Nogueira.

Papel do Sicoob
O Sicoob de Terra Rica desempenhou papel fundamental no processo de aproximação da garantidora de crédito com a Acitra. “O resultado desse trabalho conjunto vai desenvolver o comércio e indústria local. Ele é muito importante por causa do ‘custo do dinheiro’. O crédito para capital de giro, por exemplo, chega a ser três vezes menor quando intermediado pela SGC”, assegura Flaviano Anderson Cita, gerente de negócios do Sicoob Terra Rica.

Portal das SGC, Adriana Mendes
Produzida em 30 de novembro de 2014

Deixe uma resposta

Fonte
Contraste