D+ana+EstofadosEmpresa de estofados busca empréstimo e é aconselhada pela Noroeste Garantias a procurar consultoria do Sebrae no Paraná

Reginaldo de Marchi teve uma surpresa quando foi até a Noroeste Garantias, em outubro de 2012, solicitar a carta de aval de R$ 20 mil para aplicar como capital de giro na sua empresa. Foi informado de que a D’ana Estofados poderia continuar suas atividades sem precisar desse empréstimo bancário.

A solução para o seu caso não estava na concessão do financiamento, mas na realização de uma consultoria especializada para melhorar a gestão do negócio. Um comitê técnico, formado pelos gestores da Noroeste Garantias, analisou as planilhas financeiras da empresa e diagnosticou que o problema estava na formulação do preço dos produtos.

“Ele estava tendo prejuízo, pois não levava em conta os custos com energia elétrica, telefone, pagamento de funcionários e aluguel”, explica Rafael Thibes, membro do comitê técnico de análise da Noroeste Garantias. “Se déssemos a garantia para conseguir o crédito, estaríamos dando a corda para ele se enforcar”, avalia.

A partir desse diagnóstico, foi sugerido ao empresário que procurasse o Sebrae para receber uma consultoria especializada. De acordo com o consultor do Sebrae no Paraná Cleber Correia, foram elencadas algumas prioridades para a empresa progredir, e entre elas estava o ajuste na formulação do preço de venda. “Ele não tinha segurança para, por exemplo, estabelecer o limite de descontos que os clientes pediam. Então, desenvolvemos planilhas que o ajudaram a compor preços mais justos e competitivos”, diz.

O consultor revelou que o empresário baseava seus preços de acordo com a concorrência. “A D’ana Estofados não estava dando lucro e não conseguia  pagar os desembolsos que fazia. Por isso, achava que precisava de empréstimo para manter as finanças em dia”, conta.
“Alertei que, se ele seguisse as orientações, teria condições de, futuramente, fornecer melhores prazos para os clientes, sem comprometer suas finanças, porque teria capital de giro para sustentar a empresa”, analisa Cleber Correia.

Após as orientações especializadas, Reginaldo colocou em prática o que aprendeu. “As vendas aumentaram aproximadamente 15% ao mês. A consultoria valeu muito a pena, porque tiramos todas as nossas dúvidas sobre a precificação dos produtos para estar mais competitivos no mercado”, afirma. A D’ana Estofados atua  na região de Maringá desde o início de 2012.

 

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