Sistema de garantias em Maringá combina aumento do número de concessão de fianças, com aperfeiçoamento qualitativo das operações de acesso ao crédito para os pequenos negócios da região

A direção da Noroeste Garantias almeja ampliação de 50% na sua carteira de fianças bancárias em relação ao desempenho no ano passado. Em 2014, foram aprovadas 68 solicitações de cartas de aval, no valor de aproximadamente R$ 2,31 milhões. Essas operações geraram financiamentos em torno de R$ 3,1 milhões para os associados da sociedade de garantia de crédito (SGC).

Para atingir essa meta, a SGC paranaense buscará a ampliação de sua área de atuação nos mais de 100 municípios que compõem a região administrativa de Maringá. “Pretendemos, também, aumentar o número de agentes de crédito, bem como elevar o nível de eficiência das visitas às empresas que solicitam cartas de aval”, afirma Everaldo Belo Moreno, presidente da Noroeste Garantias. O dirigente acrescenta que a SGC pretende melhorar os processos de análise dos pedidos de fiança e criar uma estrutura jurídica própria para recuperar créditos.

Além de aprimorar os processos internos, a garantidora de crédito buscará ampliar suas parcerias com instituições financeiras e associações comerciais da região, assim como estreitar o relacionamento com os atuais parceiros para melhorar a qualidade das indicações (prospects) de empresários interessados nas cartas de garantias da SGC.

Crescimento sustentado
Em 2014, a Noroeste Garantias registrou níveis de evolução significativos: a quantidade de cartas de aval aumentou em 65% e o volume das operações teve um incremento na base de 80%. Já a taxa de inadimplência ficou abaixo de 3%.

A estrutura administrativa e operacional da SGC foi ampliada em função do aumento da demanda. O número de funcionários aumentou de dois para quatro, além da contratação de um estagiário. Foi criado, ainda, um posto de atendimento para atender às micro e pequenas empresas do município de Nova Esperança e região. Com o propósito de conferir maior segurança às suas operações, a direção da Noroeste Garantias constituiu um Conselho Gestor do Fundo de Risco.

As parcerias também avançaram. A garantidora de crédito firmou novos convênios com as associações comerciais de Paranavaí, Sarandi, Terra Rica e Mandaguari. O relacionamento com o Sicoob expandiu para as cooperativas de crédito nos municípios de Colorado e Arenito. “Além dessas parcerias, firmamos convênios com o Rotary, com o Sincontábil e com entidades do setor de TI”, concluiu Belo Moreno.

Portal das SGC, Ronaldo de Moura
Matéria elaborada em 10 de janeiro de 2015

Deixe uma resposta

Fonte
Contraste